limpar mancha de café
Dicas Caiu Café: Passo A Passo Para Limpar Corretamente 31/05/2017

Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água? Sua fama tem motivos: Um cafezinho é uma boa opção seja para começar o dia com mais pique ou, para aquele combustível que falta no fim do expediente.

Mas a saborosa bebida pode se tornar uma dor de cabeça quando derramada sobre suas roupas, tapetes ou até mesmo seu sofá novinho. Além da cor escura evidente, os locais e tecidos sujos podem ficar com um forte odor desagradável.

truques para limpar mancha

Pensando nisto, nós da Casa Escritório Sempre Limpo, separamos algumas dicas que podem ajudar a solucionar o problema e eliminar as manchas de café. Anote-as para poder desfrutar sua bebida sem grandes preocupações:

Seja rápido

Sempre que possível, lave o respingo imediatamente. Como qualquer outra sujeira, quanto mais tempo ficar no tecido mais difícil é de ser removida. Nesse caso, a água morna costuma resolver o problema sozinha.

Gelo

Se você derramou café na sua blusa branquinha assim que chegou ao escritório, não precisa passar o resto do dia sujo! Pressione um cubo de gelo no local, use um papel toalha para absorver o excesso de água e o borrão irá desaparecer. Esse truque também é válido para locais de difícil lavagem, como sofás.

Bicarbonato de sódio

Caso você não tenha tido tempo para lavar o tecido imediatamente, o bicarbonato de sódio é uma boa opção para manchas antigas. Misture o pó com um pouco de água e esfregue com um pano limpo para eliminar a sujeira.

Vinagre

Apesar do cheiro forte, o vinagre é um grande aliado na limpeza de diversas manchas e odores. Algumas gotas de vinagre branco eliminam até marcas secas. Não se preocupe, assim que secar o cheiro do vinagre irá desaparecer!

Espumas de limpeza

Hoje já existem no mercado diversas opções de espumas e sprays de limpeza para estofados e carpetes. Vale a pena investir e ter em casa esse tipo de produto para acidentes cotidianos. Basta aplicar, deixar agir conforme a recomendação do fabricante e esfregar com um pano limpo.

Água oxigenada

Tecidos como o algodão são extremamente absorventes, por isso, a sujeira penetra e costuma ser mais resistente. Aplique água oxigenada no local onde está sujo e após alguns minutos lave a peça como de costume. Essa dica vale apenas para tecidos brancos. A água oxigenada pode desbotar os coloridos.

Glicerina

A mistura de água morna e glicerina é uma ótima opção para limpar manchas, inclusive de café. Tecidos delicados merecem atenção especial para remoção de manchas

Lembre-se: Algumas substâncias podem danificar tecidos delicados. Sempre opte por tentar primeiro as soluções menos agressivas, como a água morna e sabão neutro. Fique atento às instruções de lavagem da etiqueta. Dependendo do caso, pode valer a pena recorrer a um serviço especializado de lavagem. Apesar de ter um custo maior, ainda é mais barato do que substituir a peça manchada.

Outra dica importante é sempre usar panos limpos e brancos para remover sujidades. Um pano colorido pode transferir pigmento e piorar o problema. Após a limpeza, deixe o tecido em um ambiente arejado para que seque corretamente. Evite o uso de instrumentos de calor.

Cuidar do ambiente em que vivemos é uma forma de cuidarmos de nós mesmos. Manchas fazem com que o ambiente pareça sujo, além de provocarem odores desagradáveis. Truques rápidos e eficientes de como removê-las nos ajudam a manter tudo em ordem mesmo com a rotina cada vez mais agitada que muitas pessoas vivem. Quanto antes você lidar com o problema, mais fácil será de limpar!