emponderamento feminino
Empreendedorismo Mas afinal, o que é empoderamento feminino? 31/05/2017

Nunca se falou tanto em empoderamento feminino como agora nos últimos anos, últimos meses e dias. O tema está na moda, o que mais se fala nas redes sociais, nas atitudes das celebridades, dando pautas para debates e reportagens e gerando muitas campanhas publicitárias, pois muitas marcas e empresas já estão antenadas sobre o assunto. Mas afinal, o que é este empoderamento feminino?

Nós da Casa Escritório Sempre Limpo vamos te explicar. O empoderamento feminino surge como uma consequência do movimento feminista, que, resumidamente, luta pela igualdade social, política e econômica entre os gêneros na sociedade.

O empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer o posicionamento das mulheres em busca dessa igualdade de gêneros.

O objetivo do empoderamento é ser coletivo e não individual, justamente para desconstruir aquele antigo paradigma de que mulheres são rivais e competem entre si, especialmente para conquistar um homem. O empoderamento para ter força na sociedade precisa de ações como representatividade, sororidade e colaboração.

A representatividade seria sobre a importância de ter mulheres representando os direitos e os interesses femininos em todas as esferas da sociedade. Seria dar voz às mulheres através de espaços e oportunidades para elas possam desenvolver ideias e trabalhos.

Só uma mulher sabe o que significa ser mulher na sociedade e que tipo de condições a mulher precisa para ter um convívio melhor em todos os aspectos da vida.

A sororidade seria o respeito umas às outras para desconstruir a regra patriarcal de competição entre as mulheres, principalmente pela atenção masculina. É se colocar no lugar da outra e tentar entender a situação pela qual cada uma passa, sem fazer julgamentos sobre certo ou errado, buscando a máxima compreensão e compartilhar dos mesmos sentimentos como se fossem coletivos.

A colaboração é a ação principal para atingir o objetivo do empoderamento. É uma dar o suporte necessário a outra. Mulheres ajudando mulheres, quebrando assim os velhos conceitos de competitividade e rivalidade. É justamente através da força de colaboração entre as mulheres que é possível alcançar espaços e oportunidades para as mulheres na sociedade.

Tornar esses conceitos como parte da consciência coletiva é o primeiro passo para pôr em práticas todas as ações. Nesse sentido, empoderar é retomar poder. Significa que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter controle da própria vida, definir metas, adquirir habilidades e agir.

Ao tomar o poder para si, como parte da própria consciência, a mulher se torna a própria ativista para a luta de outras mulheres – ao indagar sobre a cultura do estupro, ao atuar contra injustiças que afetam as mulheres, ao parar de classificar a mulher pela roupa ou status de relacionamento. Empoderadas, as mulheres protegem umas às outras e lutam juntas em busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

A Casa Escritório Sempre Limpo, é uma empresa que apoia o empoderamento feminino, acreditamos e integramos as mulheres em nossas diretrizes, com o objetivo de igualar a igualdade de gênero em nossa equipe, assim asseguramos oportunidades de carreira e direito a todos. Como prova disto, apoiamos o empreendedorismo feminino com as micro-franquias, tanto que a grande maioria dos nossos franqueados, são mulheres. Possui interesse em iniciar seu próprio negócio? Clique aqui.