limpar banheiro
Dicas Quantas vezes você deve limpar seu banheiro? 31/05/2017

Sempre que pensamos em qual o ambiente mais sujo da casa, aquele que tem mais chances de atrair bactérias e insetos nocivos a nossa saúde, duas opções surgem imediatamente em nossa mente: o banheiro e a até mesmo a cozinha.

Embora o banheiro possa parecer a opção mais óbvia a essa questão, você sabia que é a cozinha quem ganha o título?

A concentração de alimentos atrai uma grande quantidade de insetos e bactérias desagradáveis ao cotidiano, podendo contaminar a comida e transmitir doenças. Por isso, a limpeza diária é recomendável para as superfícies que têm contato com estes alimentos. Mais para frente vamos fazer um artigo sobre a limpeza da cozinha.

Enquanto isto, o banheiro ainda ocupa o segundo lugar da lista e, por isso, deve receber o mesmo tipo de atenção e ser higienizado corretamente para que não se torne um ambiente propenso a proliferação de microorganismos que podem fazer mal à nossa saúde.

dicas de limpeza

Quando limpar o banheiro?

Para evitar o acúmulo de sujeira e facilitar a remoção delas, podemos dividir os itens do banheiro em limpeza leve e limpeza pesada. Essa dica serve não só para potencializar a faxina do ambiente, mas também para que ela não se torne cansativa e difícil. Pois o banheiro, por ser ter um espaço menor que os outros ambientes da casa, possui mais dificuldades e pontos esquecidos na hora de limpar.

Limpeza Leve

A limpeza leve consiste em manter a limpeza pesada e organização feita semanalmente. A atenção está nos focos de umidade constante: bancada, cuba, torneira e a parte interna do vaso sanitário, além da retirada de lixo e de cabelos do ralo da pia e do chuveiro.

O ideal é que essa organização e manutenção ocorra todos os dias, mas, exceto a retirada do lixo e das toalhas molhadas, ela pode ser feita dia sim, dia não, no mínimo. As toalhas devem ser secas no sol direto ou sombra. Além disso, é recomendável que as toalhas de rosto ou mãos sejam trocadas a cada 2 dias e as de banho após 3 usos. Isso porque a constante umidade da toalha é um local perfeito para a multiplicação de fungos e bactérias.

Limpeza Pesada

A limpeza pesada, feita no mínimo uma vez por semana, trata da lavagem das paredes, piso e box do chuveiro, além do piso da área seca, o vaso sanitário deve ser esfregado completamente, tanto a parte de dentro quanto a de fora e o assento. Nesse momento também deve-se lavar a lixeira, banheira – se tiver -, espelhos, ralos da pia e do chuveiro e os tapetes.  Um último momento de limpeza consiste em adicionar, uma vez ao mês, as janelas, portas, rejuntes, lustres, o teto e a parte interna dos armários a rotina.

Quais produtos usar para limpar o banheiro?

Outro fator que influencia diretamente na higiene da casa é o uso dos produtos que desempenhem da melhor forma a sua função. Embora existam materiais específicos para diversos itens, nós da Casa Escritório Sempre Limpo, além de produtos específicos, sempre usamos as soluções básicas para a limpeza do banheiro:

Esses agentes químicos, usados corretamente, são a base de uma boa higiene do ambiente. E, embora seja mais comum o uso desses agentes em forma de produtos industrializados, há alternativas naturais que possuem a mesma eficiência.

Uma grande dica!

Em qualquer caso, devemos tomar cuidado com o princípio ativo dos produtos escolhidos, pois muitos deles podem apresentar efeitos nocivos a nossa saúde, caso usados de forma indevida. O cloro, por exemplo, é corrosivo em contato com a pele e tóxico se inalado em excesso, por isso, a utilização de luvas e a boa ventilação do ambiente durante o uso é fundamental.

Com estas dicas, você consegue manter um ambiente limpo e agradável, e quando for feita a limpeza pesada, acredite, estará bem mais fácil e menos cansativo.